Bancada experimental para ar condicionado automotivo

15/12/2023 13:03

Os integrantes do Laboratório de Refrigeração Veicular (ReVe), com apoio da Fapesc e da empresa VMG Aires, construíram a primeira bancada experimental da UFSC Joinville para análise térmica de sistemas de condicionamento de ar automotivos.

O aparato experimental permite determinar, em tempo real, a capacidade de refrigeração, o consumo de energia e eficiência energética de sistemas de condicionamento de ar. Tais resultados são fundamentais para o desenvolvimento de sistemas de condicionamento de ar mais eficientes e, consequentemente, com menor impacto ao meio ambiente.

Destaca-se que a utilização do sistema de condicionamento de ar pode elevar o consumo de combustível de um automóvel entre 7 a 20%, o que motiva os estudos nesta área.

Os primeiros resultados obtidos com o aparato experimental foram publicados no 27th International Congress of Mechanical Engineering.

A construção do equipamento também resultou em trabalhos de conclusão de curso na área de Engenharia Automotiva, foi tema de trabalhos de iniciação científica, está sendo empregada para dar suporte ao projeto de 2 alunos de mestrado do Pós-ECM e continuará sendo utilizada para futuras atividades de pesquisa, extensão e ensino relacionadas à refrigeração e condicionamento de ar.