Prof. Cláudio Melo

01/06/2019 01:00

No dia 28 de maio de 2019, faleceu o Prof. Cláudio Melo, docente do departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina, diretor do laboratório Polo e pai de família. Por meio de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, ele contribuiu de forma intensa para a engenharia nas áreas de refrigeração e condicionamento de ar.

Ao longo de sua carreira, o Prof. Melo obteve reconhecimento internacional, dos setores acadêmico e industrial, pelos resultados obtidos em diferentes linhas de pesquisa. Dentre elas destacam-se o desenvolvimento de ciclos de refrigeração, simulação de sistemas térmicos, dispositivos de expansão, trocadores de calor, isolamentos térmicos, processos de formação de gelo, operações de degelo e otimização da carga de fluidos refrigerantes.

Além de ter contribuído para a formação de mais de cinquenta alunos de pós-graduação, o resultado do seu trabalho foi impactante para a redução do consumo de energia e consequente preservação de recursos naturais. Ele foi membro da ASHRAE e da IIR,  autor de trezentos artigos em periódicos e congressos e ajudou a estabelecer parcerias duradouras entre a UFSC e grandes empresas do setor de refrigeração e condicionamento de ar.

Desde a criação do ReVe em 2016, o Prof. Melo apoiou as atividades aqui realizadas nas áreas de refrigeração e condicionamento de ar veicular. Sua postura, pragmatismo, espírito empreendedor e energia serão sempre lembrados e servirão de motivação para darmos continuidade ao trabalho que ele tanto gostava de fazer. Produzir frio com menos energia.